quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial da Criança

O Guilherme acorda todas as manhãs ás oito horas, um pouco sonolento, mas a mãe lá o obriga a lavar os dentes e a comer o leite com cereais. Atrasa-se sempre nessas grandes tarefas!
Depois do pequeno -almoço e de vestir uma roupa cheirosa, vai para o infantário, onde aprende como desenhar e até cantar (e como canta!) e depois ao fim da tarde, regressa a casa, onde lhe espera uma refeição quente, para depois poder brincar com os pais.

É incrível como esta realidade, ainda hoje, não é igual para todas as crianças.
Neste Dia Mundial da Criança, faço particular incidência para as "crianças soldados".

Andou a circular uma grande cadeia, como já referido noutras publicações sobre um criminoso chamado Kony oriundo de Uganda. O mesmo, tem uma milícia de crianças, onde os meninos são treinados para matar e servir propósitos políticos de outrem, enquanto as meninas são mantidas como escravas sexuais nos acampamentos.
Infelizmente, o mundo conhece muitos "Konys".
Estima-se que milhões de crianças , neste preciso momento, estão envolvidas em conflitos armados directos, onde muitas vezes são obrigados a matar os seus próprios familiares e amigos.
E estamos a falar só em dados adquiridos, porque não consigo imaginar a mancha psicológica que deixa numa pessoa adulta, quanto mais numa criança que a única guerra que devia de ter era escolher entre brincar ou sonhar.
De facto, trata-se de sonhos rompidos, mais que isso, vidas completamente arruinadas, em serviço de milícias tribais, que proliferam em continente africano e asiático.


Mas nem tudo é negro!
Cada vez mais, associações criam-se e levantam a sua voz contra estes direitos tão abruptamente violados e corrompidos.
Uma delas, vem directamente da Alemanha, a associação Kindernothilfe, que, e passo a citar "tem por objetivo participar da construção de um mundo, no qual crianças e adolescentes têm a oportunidade de viver uma vida com dignidade, explorar seus potenciais e, juntos com suas famílias e comunidades, ser sujeitos da sua evolução e história."
Assim sendo é  contra a utilização de crianças em conflitos armados e, além disto, apoia projectos de assistência a ex-crianças-soldado.

Deixo-vos o link desta associação, ao mesmo tempo que desejo o melhor Dia a todos os "Guilhermes" deste mundo,ao mesmo tempo desejo esperança aquelas que não tem uma refeição quente á espera após o infantário, mas sim uma arma suja e impessoal.

http://br.kindernothilfe.org/


Sem comentários: