domingo, 30 de dezembro de 2012

A Filha da Índia , A(s) Filha(s) de Deus

A poucas horas da entrada dum novo ano, existe algo que me assola o coração e a mente. Num mundo em que metade é desenvolvido, eu não consigo perceber nenhuma diferença sobre a outra metade. Os problemas que assolam ambas as fracções continuam a ser os mesmos, ainda que, variem de intensidade dos mesmos. Há uns dias atrás na Índia, uma estudante partiu para o seu percurso normal num autocarro e foi violada, não por um homem (se é que legítimo chama-lo de tal ) mas sim por vários homens. A gravidade da situação foi tamanha que a rapariga foi internada com um prognóstico reservado e viria a morrer. O seu infortúnio, juntamente com a sua morte, originou uma onda de protestos por toda a Índia, sobre a condição da mulher e a sua protecção.







Finalmente o mundo acordou para esta temática. A questão é : até quando?
Até quando o mundo vai estar desperto e acordado para estas atrocidades? Até o caso ser palco de notícia? É que casos como estes acontecem todos os dias, pelo globo fora, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Creio que a solução desta situação passa , evidentemente, para uma Constituição mais atenta, mais preocupada com a segurança e bem-estar da mulher, mas acima de tudo, a solução está uma vez mais na mentalidade de cada sociedade.
Não adiantará de nada uma lei que ponha travão a estas atrocidades, se as crianças continuarem a ser educadas com a ideia que a mulher é uma serva e não uma igual. Não adiantará de nada uma condenação se não educarem a sociedade a tratar a mulher com respeito e dignidade. E não falo só dos países do "3º mundo". Falo de todos, do nosso país, da europa, da América, da África, da Ásia e até Austrália.
Ainda hoje, em pleno século XXI, eu não me sinto segura.


A construção duma grande sociedade faz-se pela educação e não apenas pelo regime autoritário duma lei.


A jeito de conclusão,

सभी आत्माओं के लिए सामना करना पड़ा शांति
सभी क्षतिग्रस्त लोगों के लिए मुक्ति

( Peace for all souls suffered
Salvation for all damaged )

Sem comentários: