domingo, 30 de dezembro de 2012

CAMPANHA APAV

Deixo aqui uma nota para a excelente campanha da APAV, do apoio á Vitíma, sobre o abuso doméstico, que assola milhares de mulheres.
Excelente campanha, terrível realidade.

Veja o video aqui!



A Filha da Índia , A(s) Filha(s) de Deus

A poucas horas da entrada dum novo ano, existe algo que me assola o coração e a mente. Num mundo em que metade é desenvolvido, eu não consigo perceber nenhuma diferença sobre a outra metade. Os problemas que assolam ambas as fracções continuam a ser os mesmos, ainda que, variem de intensidade dos mesmos. Há uns dias atrás na Índia, uma estudante partiu para o seu percurso normal num autocarro e foi violada, não por um homem (se é que legítimo chama-lo de tal ) mas sim por vários homens. A gravidade da situação foi tamanha que a rapariga foi internada com um prognóstico reservado e viria a morrer. O seu infortúnio, juntamente com a sua morte, originou uma onda de protestos por toda a Índia, sobre a condição da mulher e a sua protecção.







Finalmente o mundo acordou para esta temática. A questão é : até quando?
Até quando o mundo vai estar desperto e acordado para estas atrocidades? Até o caso ser palco de notícia? É que casos como estes acontecem todos os dias, pelo globo fora, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Creio que a solução desta situação passa , evidentemente, para uma Constituição mais atenta, mais preocupada com a segurança e bem-estar da mulher, mas acima de tudo, a solução está uma vez mais na mentalidade de cada sociedade.
Não adiantará de nada uma lei que ponha travão a estas atrocidades, se as crianças continuarem a ser educadas com a ideia que a mulher é uma serva e não uma igual. Não adiantará de nada uma condenação se não educarem a sociedade a tratar a mulher com respeito e dignidade. E não falo só dos países do "3º mundo". Falo de todos, do nosso país, da europa, da América, da África, da Ásia e até Austrália.
Ainda hoje, em pleno século XXI, eu não me sinto segura.


A construção duma grande sociedade faz-se pela educação e não apenas pelo regime autoritário duma lei.


A jeito de conclusão,

सभी आत्माओं के लिए सामना करना पड़ा शांति
सभी क्षतिग्रस्त लोगों के लिए मुक्ति

( Peace for all souls suffered
Salvation for all damaged )

domingo, 16 de dezembro de 2012

Soldado Excepcional Precisa-se

Eu acredito que somos soldados.
Permita-me, caro leitor, esclarecer esta palavra.
A nossa existência permitiu-nos nascer com um instinto natural de proteger, seja os outros como a nós próprios.  Ao longo da História o Homem defendeu causas, protegeu as suas casas, os seus países, os seus territórios, e perceberam que se agrupando, eram mais fortes.
O Soldado nasceu assim, como alguém que leva ao expoente o nosso instinto. Ele protege, ele conquista, ele convence, e ele, por vezes, triunfa.
Mas o mesmo Homem, que se agrupou e conquistou o Mundo, á sua maneira, criou soldados mercenários. Pessoas que matam, torturam em prol duma ideologia ou fronteira geográfica. Muitos deles são obrigados, ou são incumbidos dum sentimento patriótico ou ético que não é real.


Mas vamos ser soldados. Só que desta vez não defenderemos um país, uma ideologia ou crença.

Vamos ser soldados. Mas desta vez não mataremos , torturemos ou humilharemos ninguém ou algo.
Porém vamos entrar numa Guerra.Numa Guerra ancestral que prevalece até os dias de hoje , onde o ódio, o racismo,violência e egoísmo são os principais monstros desta sociedade moderna.


Vamos ser soldados dos valores morais e mais importante, vamos ser ser soldados de amor.Nós estamos numa guerra aberta.Mas esta guerra é especial, somos mais fortes e não haverá inimigos, e o único derrotado será o ódio, violência, racismo e todo o sentimento que nos rebaixa a existência.

E não precisaremos de abandonar os nossos lares, as nossas familias e tudo que nos rodeia. Vamos tornar-nos soldados de nós mesmos primeiro. Vamos mudar lentamente as nossas atitudes, por muito pequenas que sejam, pois seremos sempre o espelho do que queremos que o mundo seja.

Se acreditamos mesmo no amor, então vamos ser o Amor.



Soldados, a postos, o mundo precisa de nós.
Junto prevaleceremos, e juntos mudaremos o mundo.