sábado, 24 de janeiro de 2009

Zimba , o menino Lama


Zimba é um menino oriundo da Ruanda , tendo sendo o filho da sua terra.

Aos 4 anos de idade perdeu o pai , numa guerrilha armada na rua. Sua mãe pegou nele ao colo e reconfortou-o , a ele e aos seus 8 irmãos , 2 deles com a Malária. Também os perdeu tempo mais tarde.

Zimba , ao contrário do que se possa pensar era uma criança "feliz". Saia todas as manhãs para brincar com os seus bonecos favoritos ; Amontoava lama e criava formas humanas , deixando secar depois ao sol para poder brincar.

Como não era seguro , não ia á escola , então sonhava um dia poder contar as folhas do seu arbusto.

A mãe de zimba ficou muito doente ,e a comida começou então a falta ainda mais.

Os ataques de lá de fora eram cada vez mais fortes e Zimba inalava a realidade misturados com os gemeres da mãe e as balas e gritos perdidos , que ouvia lá fora, um mundo externo ao seu.

Pedia mil vezes a deus , que ajudasse sua mãe , mas não adiantou , Deus preferiu tê.la na sua companhia.


Zimba foi então levado , com a sua irmã para o acompamento da Unicef , onde veio a falecer 8 meses depois.

Um dia antes da sua morte perguntaram-lhe se ele estava bem e ele disse:

Estou triste , não tenho os meus bonecos de lama para me fazer sorrir.



Zimba foi apenas uma das crianças , aparentemente sem nome , que perdeu a vida ao tentar viver nela.

A todos eles , o meu grande tributo , é deles a força e apureza da humanidade.




contactos para poderem ajudar mais:



1 comentário:

maruja disse...

Parabéns pela túa escrita Taninha!
Acho bem importante tudo o que estás a escrever...e tes o meu apoio...fai falta acção!...,como estrangeira que adora esta cidade tes o meu apoio!, ha vezes que ate que imos embora ou miramos alem mar nao nos damos conta que onde nos estamos tambem ha moita coisa que podemos melhorar...

Obrigada por dar-nos acceso a este site!

beijinho